Voltar atrás
 

A TARDE DE ALTO NÍVEL

(Baseado num texto de Tarquínio Hall, enviado para a redacção de um conhecido jornal regional em 1993 e armazenado no lixo)

A BOLD , excertos do texto original, devidamente enquadrados numa nova realidade... Os nomes das personagens, locais e entidades presentes no texto original, foram alterados, para não ferir susceptibilidades.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 23 de Janeiro realizou-se " uma tarde cultural do mais alto nível ". Este dia de grande cultura, iniciou-se com uma " missa magnificamente dirigida pelo Padre Borgas ". A jornada religiosa resultou num empate entre as alas Oeste e Este da capela, que levaram o mesmo número de apoiantes, e serviu para abrir o apetite para " um requintado e abundante almoço-convivío " (entende-se aqui que comeram de várias maneiras), " servido no famoso restaurante Manel, oferta de Afonso Abrantino Engrácio, irmão de D. Marília da Fonte Seca ". Ficamos no entanto sem saber, se a oferta foi o almoço ou o famoso restaurante. Embora não fizesse parte da ementa, esteve presente no almoço " o famoso cirurgião Dr. Ambrósio Pato ".

Terminado o almoço, deu-se início a uma tarde cultural inaugurada pela Sra. D. Marília da Fonte Seca, que já bem almoçada e certamente um bocadinho eufórica afirmou: "« estamos aqui reunidos numa jornada de amor e solidariedade, para passarmos uma tarde unidos como se estivéssemos em família. Começo por apresentar os iminentes médicos que estão junto de nós e, para cada um deles peço uma salva de palmas à medida que fôr apresentando. »" Cada salva de palmas durou cerca de um minuto e como estavam presentes mais de dez médicos, os aplausos das claques que vibravam com a presença dos seus ídolos prolongaram-se por uma dezena de minutos. Terminados os aplausos, entrou em campo o massagista do clube local, que esfregou com álcool as mãos inchadas dos espectadores mais entusiasmados.

" Feitas as apresentações, deu-se início à projecção de slides (...), finda a qual alguns ouvintes solicitaram explicações".
"O Coral de Santa Anita deliciou os ouvintes com algumas peças do seu vasto reportório
" que custaram a encaixar, " sempre entusiasticamente aplaudidas pelo numeroso público presente que enchia completamente o salão ", mas o entusiasmo era tanto que foi impossível conseguir ouvir o vasto reportório do coral. No fim do espectáculo, foi novamente solicitada a presença do massagista.

" Ouviu-se mais uma trovoada de palmas ", durante a qual algumas das pessoas mais distraídas abriram guarda-chuvas e instalaram pára-raios, " findas as quais a Sra. D. Marília da Fonte Seca entregou lembranças aos representantes das freguesias e médicos e rosas às suas esposas. (...) De facto, nunca é demais repeti-lo, a D. Marília da Fonte Seca tem-se dado de corpo e alma " (e não se tirem conclusões precipitadas desta expressão).

" Seguidamente, a delegada da ... entregou aos Drs. Alberto Barroso Matreiro e José Gualter da Costa Alto um lindíssimo jarrão em cobre " e promoveu " a oferta do famoso artista Claudino Maria da Unha ", que acabou por ser levado para casa por uma distinta senhora da região. " Momentos depois, a Sra. D. Marília da Fonte Seca depositou nas mãos do Presidente da ... um cheque de 500 contos ", demonstrando que as ofertas de homens na região são prática corrente.

Embora já a dormir, " os presentes na tarde cultural foram brindados com a espectacular Orquestra Ligeira da Banda de ... ".

" Concluído o programa cultural, seguiu-se um abundante e variado lanche " como nos livros de Enid Blyton, "com doces e salgados em doses industriais e bebidas, com a presença de Whisky e Champagne", convidados especiais da festa.
 
 
Publicidade das Berlengas
Cabeça de Pescada © - Todos os direitos reservados