Voltar atrás
 

NOVA OBRA DE CARLOS CRISPIM

O maior poeta e escritor das Berlengas, Carlos Crispim, apresentou a sua mais recente obra literária, numa nova tentativa de voltar a alcançar o maior prémio literário do país, o Prémio Literário Doutor Goma...

 
 

“Viver com os animais” é o nome da nova obra de Carlos Crispim, o maior poeta das Berlengas, que relata a convivência do próprio com animais, nos campos agrícolas do Oeste, durante as décadas de 70, 80 e 90 do século passado.

Com esta obra, o vencedor do Prémio Literário Goma em 2002 e 2003, na sua linguagem simples e ordeira, dá-nos conta do que é a vida dum pastor nos prados e serras verdejantes, nas mais variadas dimensões.

Companheiro inseparável das cabras, ovelhas, vacas, cães, porcos, e até mesmo javalis, que o acompanharam na sua experiência no ramo da pastorícia, Carlos Crispim, relata-nos em "Viver com os animais", momentos de intenso calor animal, em que a resolução de conflitos entre os animais, o aconselhamento dos mesmos em situações mais delicadas, fazem surgir a faceta do Carlos Crispim psicólogo.

Entre vários pontos de interesse, o livro contém algumas descrições bastante vivas e realistas, onde surgem marcadamente alguns dos valores mais profundos do escritor, como é exemplo o seguinte excerto: “Ontem levei as cabras a pastar. Enquanto brincava com o cajado, senti uma enorme vontade de fazer amor com a Ermelinda, a cabra do rebanho que dá mais leite. Foi o que fiz. E não usei preservativo, tal como aconselha a igreja.”

Datado de 1985, este excerto é apenas um dos momentos de prazer intenso, na leitura da nova obra de Carlos Crispim, que pensa escrever em breve um relato da sua experiência como padeiro.
 
  Esta página foi visionada pelo Gabinete de Leituras Aconselhadas (GLA), presidida pelo ilustre Presidente das Berlengas, Doutor António da Silva Goma, benfeitor do país e da humanidade.
 
 
Publicidade das Berlengas
Cabeça de Pescada © - Todos os direitos reservados