Voltar atrás
 

Discursos do ilustre e estimado Presidente das Berlengas
DOUTOR ANTÓNIO DA SILVA GOMA

DISCURSO 12

 
 

A BONDADE FAZ OS GRANDES HOMENS


Comemorados dois anos de independência das nossas amadas Berlengas, é tempo para pensar.

Não vou dizer que seja preciso pensar exageradamente, muito menos, que seja indispensável pensar demais, nem tão pouco, que é urgente pensar bastante.

Dois gloriosos anos, serviram para fazer muitas coisas boas por este país e por esta bela população, que me acolhe de braços abertos, por onde quer que eu passe. Não será preseunção da minha parte, que tal se deve à minha imensa bondade, sobejamente reconhecida por todos os cidadãos das Berlengas. É certo que se têm passado alguns episódios menos agradáveis, mas foram sempre, exigências para uma governação justa, honesta e equilibrada.

Relato um caso de interesse público, não só para as Berlengas, como para todo o mundo, em que a minha imensa bondade foi colocada à prova e se revelou na sua maior proporção.

Poucos dias antes da celebração do Natal, essa imensa e alegre festa da família, o Pai Natal, foi detido nas Berlengas, por ter tentado entrar no país sem um visto de entrada válido.

Durante várias horas debati-me com um dilema perturbador. As leis desta gloriosa nação e a celebração do Natal, estavam em causa! A minha decisão podia colocar em causa a credibilidade das Berlengas, ou destruir o Natal a milhões e milhões de crianças em todo o mundo.

Depois duns momentos de relexão, encontrei uma solução justa e apropriada para esta incómoda situação, que poderia despedaçar o bom coração do vosso amado Presidente.

Ao Pai Natal, foi concedida a permissão para entrar nas Berlengas, com uma autorização especial do vosso Presidente, pois não podia de forma alguma, destruir o espírito comercial desta época.

Com este episódio de bondade, ajudei a alegrar milhões de corações em todo o mundo. E ainda há quem não acredite no Pai Natal...


Doutor António da Silva Goma - Presidente das Berlengas
 
 
Publicidade das Berlengas
Cabeça de Pescada © - Todos os direitos reservados