Voltar atrás
 

CIDADES E ECONOMIA

Nesta área pode ficar a conhecer tudo sobre as Berlengas.
As suas cidades, as suas principais actividades económicas e dados demográficos, entre outros aspectos interessantes.

 
 

Como se divide o arquipélago das Berlengas?
As Berlengas são constituídas por 3 regiões ou grupos de ilhas: a Berlenga, os Farilhões e as Estalos.

Quais as actividades económicas de cada uma das regiões?
Excremento de gaivota, carne de ratazana, bagaço, pesca à linha, turismo, e futuramente o petróleo, são as principais actividades económicas do país.

- Na região da Berlenga estão todos os principais serviços administrativos do país. É nesta região que existem também algumas das maiores fontes de receitas do país: o excremento de gaivota e a carne de ratazana.

- Na região dos Farilhões existe uma enorme jazida de petróleo por explorar e o turismo é a maior fonte de receitas da região.

- Na região de Estalos (conhecida anteriormente por Estelas), está sediada a capital mundial do bagaço. Como é uma região puramente industrial e extremamente importante para o país, não surge indicada nos mapas.


Quais os nomes das principais cidades das Berlengas e quais as suas características sociais?

Santa Goma Dão
É a capital administrativa do país e recebeu este nome em homenagem ao Presidente das Berlengas. É aqui, que habita o Excelentíssimo Senhor Presidente Doutor António da Silva Goma. Por aqui, passam todas as decisões governamentais. Em Santa Goma Dão habitam mais de 100 mil pessoas e trabalham 250 mil. Em Santa Goma Dão, localiza-se um dos maiores Maroportos do país. Um Maroporto, é um local onde podem aterrar balões e aviões que caiam ao mar, devido a não existir ainda uma pista de aviação.

Cidade das Berlengas
É a capital do país e nela habitam cerca de 3 milhões de habitantes. É uma cidade piscatória e de serviços, e nela se localiza o mais importante porto do país. Todos os dias, milhares de habitantes pescam à linha carapaus e sardinhas que são utilizados para consumo interno e para exportação, através das Fábricas de Conservas e Peixe Congelado e Fresco Doutor Goma. Na Cidade das Berlengas, também existe um Maroporto e o principal Peixódromo do país.

Gaivotolândia
É a cidade das Gaivotas. O número de habitantes é desconhecido. Aqui localiza-se a maior fábrica de produção de excrementos de gaivota do país, que é utilizada para a produção de produtos de beleza, energia, entre outras finalidades.

Cações
É uma cidade de habitação. Aqui habitam 2 milhões de cidadãos das Berlengas. É nesta região, que se localiza a maior fábrica de transformação de excremento de gaivota, um dos maiores recursos naturais das Berlengas. A base militar das Berlengas, está sediada junto a Cações.

Espinhas
É uma cidade piscatória. Ao longo de toda a costa, milhares de berlenguenses pescam à linha para as fábricas do país.

Rata
É a capital das ratazanas das Berlengas. Aqui habitam milhões de ratazanas, um dos principais pratos do país. Em Rata, está localizada a maior fábrica de enlatados de ratazana, propriedade da família do Doutor Goma.

Merdim
É a capital regional duma das ilhas da região da Berlenga e nela habitam 2 milhões de pessoas e outros animais. A agricultura é a principal fonte de receita desta região da Berlenga.

Farilheira
É a capital dos Farilhões. Aqui moram 3 milhões de berlenguenses. Com uma costa rica em petróleo, a Farilheira vive actualmente do turismo. Na Farilheira, está localizada a Quinta da Farilheira, uma extensa propriedade com um solo rico em petróleo, propriedade do Presidente Doutor António Goma. Na Farilheira, existe também um Peixódromo utilizado pelas equipas locais e um Maroporto.

Sardola Village
É um Off-Shore turístico. É aqui, que os principais líderes mundiais e magnatas, vêm passar as suas férias.

 
  Esta página foi visionada pelo Gabinete de Leituras Aconselhadas (GLA), presidida pelo ilustre Presidente das Berlengas, Doutor António da Silva Goma, benfeitor do país e da humanidade.
 
 
Publicidade das Berlengas
Cabeça de Pescada © - Todos os direitos reservados