Voltar atrás
 

ASPECTOS CULTURAIS MARCANTES

Nesta área pode ficar a conhecer tudo sobre a realidade cultural das Berlengas. A comida, música, religião e outras informações importantes. Para ver o mapa em tamanho maior, clique na imagem ao lado.

 
 

Quais os pratos gastronómicos das Berlengas?

As Berlengas têm uma cultura gastronómica muito rica. Devido a ser rica em ratazanas e gaivotas, estas são as principais fontes de alimento dos habitantes do país.
Entre muitos pratos saborosos, as Queixadinhas de Rato à Moda das Berlengas destacam-se pelo seu aspecto e sabor invulgares. O Arroz de Gaivota com molho de Urina de Ratazana é outro dos pratos mais apreciados.

Qual a religião das Berlengas?
Não existe uma religião oficial, mas existe muita fé(zes) nas gaivotas.

Em termos musicais, o que distingue as Berlengas?
As canções sobre o mar, gaivotas, peixes e ratazanas, fazem parte do folclore musical das Berlengas. Não existe uma única música no país, que não tenha uma referência a um destes elementos. Os Dolphins de Micaelo Anjo são a banda preferida dos habitantes das Berlengas. Em todos os concertos desta banda originária das Berlengas, são lançados quilos e quilos de excrementos de gaivota para cima do vocalista, uma atitude que demonstra a satisfação dos berlenguenses.

Os habitantes das Berlengas utilizam alguma peça típica de vestuário?
Os casacos com penas de gaivota. A indústria de penas de gaivota está extremamente desenvolvida nas Berlengas, sendo uma importante fonte de receitas para o país. Os casacos de vison ornamentados com penas de gaivota (Sea-Gull Starsystem) são exportados para todo o mundo.

 
  Esta página foi visionada pelo Gabinete de Leituras Aconselhadas (GLA), presidida pelo ilustre Presidente das Berlengas, Doutor António da Silva Goma, benfeitor do país e da humanidade.
 
 
Publicidade das Berlengas
Cabeça de Pescada © - Todos os direitos reservados